11 novembro, 2010

ATLETA X DESPORTISTA.


Muitas têm sido as dúvidas de diversas pessoas sobre como deveria ser a alimentação de quem se propõe à prática de desportos, tanto como forma de competição quanto de lazer. Antes de mais nada, é importante se estabelecer a diferença entre o atleta e o desportista. Na práctica, temos visto muitas pessoas buscando orientação dietética específica para atletas quando, na verdade, são apenas praticantes de actividades físicas sem objectivo de competição.
- Atleta é aquele que recebe um treino direccionado para um objectivo específico, ou seja, busca um condicionamento físico que leve a uma melhoria de performance em uma modalidade desportiva específica, normalmente com intenção de competição.
- Desportista é aquele que pratica exercícios físicos por lazer e/ou pela busca de uma forma física desejada, normalmente sem objectivo de melhoria de performance ou participação em competições.
Sendo assim, o desportista dificilmente necessitará de algum acréscimo na sua alimentação normal, desde que seja essa equilibrada e adequada às suas necessidades nutricionais. O desgaste gerado pela actividade desportiva, nesse caso, é facilmente compensado por de uma boa alimentação, sem necessidade de nenhum alimento ou suplemento adicional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos suas Postagens, porém sem ofensas e nada que infrige a lei do direito de ir vir do próximo.